Conhecendo os jogadores de RPG

4

Conhecer o que os jogadores de RPG buscam em uma narrativa e quais suas preferências de estilo de jogo, irá ajudar ao Mestre daquela campanha a tornar essa banca mais divertida, prazerosa e atraente para todo o grupo.

Apesar de ser algo óbvio, conhecer o estilo de cada participante é uma missão difícil para o Mestre desvendar, mas agora você aprenderá como compreender e identificar os estilos de jogo mais comuns entre os jogadores de RPG e com isso elaborar boas aventuras.

Tipos de jogadores de RPG

O RPG consiste em 3 pilares (exploração dos ambientes, interações sociais e combate), e deles surgem preferências por determinados estilos de jogo. Um bom Mestre consegue mesclar as diferentes experiências dos jogadores e tornar a banca atraente e divertida para todos.

Tipos de jogadores de RPG
Quais são os tipos de jogadores de RPG. Fonte/Reprodução: original.

Se você começou agora a notar essas diferenças de estilos de jogadores de RPG, confira os tipos mais comuns e suas principais características.

Powerplayer

Normalmente, esse tipo de jogador conhece as regras do sistema e não se envergonha de usar todas elas a seu favor. Seus personagens buscam ser a maior atuação e ter o máximo de poder possível, seja ao ser mais forte, mais resistente, mais furtivo, sempre mais-tudo.

Butt-Kicker

Tudo que esse tipo de jogador mais gosta é de quebrar coisas, espancar oponentes, matar monstros, destruir e pilhar locais perigosos.

Nada melhor para um jogador desse estilo que uma campanha onde tudo pode ser um saco de pancadas e o combate sempre vai resolver tudo.

Contador de histórias

Muito focado nos aspectos da história e em suas reviravoltas e desfechos, esse tipo de jogador de RPG não liga muito para as regras do sistema e pode deixá-las para último plano.

O que importa e vai diverti-lo mesmo é a capacidade do Mestre de inserir o grupo em uma história intrigante e desafiadora, com várias influências dos seus gostos pessoais presentes na narrativa.

O mal perdedor

Esse tipo de jogador de RPG gosta de vencer, vencer e apenas vencer. Ele não aceita nem lida bem com as derrotas que às vezes surgem e irá reclamar muito, caso aconteça um infortúnio. Ele tentará de tudo para ganhar qualquer tipo de desafio, mesmo que isso às vezes faça-o quebrar ou distorcer as regras a seu favor.

Presunçoso

Agindo com desdém e sem o senso de que não é onipotente, esse tipo de jogador de RPG finge não se importar com os frutos de suas ações no jogo.

Ele dificilmente irá ligar quando as coisas derem errado e ele fica mais entretido com a ideia de que sempre conseguirá vencer os desafios, independente de qualquer coisa.

Cuidadoso

Alguns jogadores de RPG gostam de interpretar personagens medrosos, que precisam ser convencidos a lutar quando passam por situações de perigo.

Esse tipo de jogador não gosta que seu personagem corra riscos e acha que qualquer desafio pode ser contornado de um jeito melhor e menos perigoso de lidar.

Tático

A satisfação e o prazer desse tipo de jogador vem com o uso de soluções lógicas e reais para os desafios do jogo.

Esse jogador gosta que as ações do grupo, principalmente durante combates, sejam como as de grupos militares treinados e fica frustrado com erros básicos de estratégia.

Colocar soluções intrigantes, porém óbvias e com fundamentos na lógica, é a forma de manter esse jogador ligado na banca.

Masoquista

Esse tipo de jogador não liga muito para a vida do seu personagem e o coloca em situações de risco com frequência.

Não se importando com alguns aspectos da interpretação de um personagem (como medos e senso de sobrevivência), esse tipo de jogador dificilmente irá negar desafios e combates, mesmo que esteja nítido que é algo mortal.

Gênio

Esse jogador está convencido de que sabe de tudo, que joga melhor que os outros e que conhece as regras mais a fundo.

Related Posts
1 of 36

Esse jogador de RPG com essa conduta normalmente tentará persuadir ou enganar o Mestre e sempre vai se sentir o responsável pelas vitórias do grupo, afinal ele é irredutível em pensar que é superior a todos.

Reais

Esses jogadores de RPG gostam de emular a realidade em qualquer tipo de RPG, mesmo os que não sejam voltados para isso. Seu estilo de jogo sempre vai incluir rotinas e hábitos comuns da vida real e refletem muito de si em seu personagem.

Tímidos

Esses jogadores de RPG estão ali em companhia ou parceria com outro participante, ou gostam da diversão que o ambiente em si proporciona, mas dentro do jogo em si eles tomam poucas ações.

Sua jogabilidade se resume a seguir o grupo em tomadas de decisão e optando por não se manifestar mesmo que em momentos importantes. Às vezes, seus personagens são amplamente influenciados e controlados por outros jogadores.

Dominante

Esse tipo de jogador de RPG vai se aproveitar de outros mais tímidos e menos participativos, de maneira a influenciar ou até mesmo tomar decisões pelos personagens deles.

Sua conduta pode ajudar a suprir a ação de personagens do grupo, mas também pode ser nociva quando ele tenta influenciar todos a seguirem suas ordens e vontades. Quando contrariados, ficam chateados e tendem a criar dualidades na banca.

Conhecendo os jogadores de RPG através da classificação

Entender a forma como os participantes interagem com o jogo e qual a motivação de cada um, ajuda o Mestre a tornar a experiência do grupo mais atrativa e sólida. As classificações usadas abaixo ajudam a entender nichos de interesse comuns a todos:

Prazer sensorial

O gosto pelas coisas relacionadas a tudo que se pode ouvir, ver ou tocar. O prazer sensorial é ativo com livros, mapas, miniaturas, grids de batalha, dados e trilha sonora.

Fantasia

O gosto pela imersão em si, a arte de se inserir em um mundo imaginário, no qual você está livre para ser quem você quiser.

A arte da interpretação de um papel é levada um nível além, onde o jogador adoraria ser o personagem na vida real e isso o motiva ainda mais para participar daquele enredo.

Narrativa

Esse nicho se apega ao enredo e à fórmula de contar histórias. O clímax vem pela apresentação de uma campanha bem estruturada, incluindo todo o desenrolar da história e explorando cada aspecto da trama, suas reviravoltas, pontos-altos e desfechos.

Desafio

Para quem espera e curte ser desafiado, o jogo é visto como uma série de obstáculos prontos para serem superados.

Qualquer tipo de objetivo traz o gosto da vitória e da realização, então incluir investigações, negociações, jogos e apostas são sempre convidativos.

Irmandade

O companheirismo e a interação coletiva desses jogadores é mais importante que sua relação com o jogo em si, tornando seu trabalho em equipe e cooperação social mais prazeroso que rolar os dados ou interpretar o personagem.

Descoberta

O prazer pela exploração e aprendizado de coisas novas vão atrair pessoas para o RPG. Nesse mundo dos jogos, elas podem encontrar universos desconhecidos, onde toda interação com o cenário e com o ambiente vão trazer novas experiências e informações e ativar seu senso desbravador.

Submissão

Esse é o prazer de não precisar pensar nem tomar decisões. Muitos jogadores só querem jogos com objetivos simples e diretos, sem se preocupar com tarefas complexas e desafios cognitivos.

A condução do Mestre deve motivar e equilibrar o andamento do jogo e saber o que agrada e motiva cada tipo de jogador é crucial para isso.

Conhecer os jogadores e abordar suas qualidades e preferências ajuda a tornar a mesa mais prazerosa e requisitada e os jogadores vão estar sempre atentos e engajados com diversos aspectos da narrativa e ávidos por desfrutar do andamento da história.

Já descobriu qual seu estilo de jogador? E quais os tipos de jogadores do seu grupo?

Comenta aí se acha também se ficou faltando algum tipo.

Show Comments (4)