Rolagens de dados em D&D

1

Chegou a hora de falar sobre o momento mais decisivo dos RPGs: as rolagens de  dados!

Personagens prontos, cenário montado, miniaturas a postos, chegou a hora de jogar e para isso é preciso rolar os dados! Nesse momento, surgem pequenas dúvidas de quais dados usar e qual o momento certo de usá-los para os testes.

Nosso guia de hoje vem para facilitar sua vida e te ensinar tudo sobre as rolagens de dados de D&D 5e, se liga agora mesmo!

Quais os tipos de rolagens em D&D e como funciona?

Rolagens são feitas para definir resultados em dois momentos no jogo e elas usam dados específicos conforme a situação. Vamos deixar tudo bem claro pra você que está iniciando agora:

Rolagens de tentativas

Em momentos cruciais, onde os resultados são incertos, o Mestre pode pedir a rolagem de um determinado teste para definir se o Jogador obteve sucesso ou não em sua tentativa.

Essas rolagens podem ser Testes de Habilidade, Testes de Perícias específicas ou Testes de Resistência, onde o Mestre define uma Classe de Dificuldade e para o Personagem ter sucesso em sua ação, é necessário que o resultado da rolagem seja maior que essa CD.

Rolagens de tentativas
Tentativas em partidas de RPG. Fonte/Reprodução: original.

Para esses testes, o Jogador rola o d20 e aplica qualquer bônus relacionado e confere contra a CD do Mestre.

Um exemplo específico de Teste de Habilidade é a Jogada de Ataque, feita contra inimigos para causar danos diretamente neles.

Rolagens de danos

Após fazer uma Jogada de Ataque que ultrapasse a Classe de Armadura de seu adversário, o Jogador deve rolar o dano do golpe para definir o quanto ela impactou a criatura com esse ataque.

Cada arma usa um tipo de dado específico e magias podem usar uma grande quantidade de dados de dano.

Armas leves, por exemplo, vão dar danos que variam entre 1d4 e 1d6.

Armas marciais, seja a distância ou corpo a corpo, dão danos a partir de 1d6, mas também podem dar 1d8, 1d10 e chegam até a rolar 2d6 ou 1d12, se forem armas mais pesadas.

Algumas magias, por exemplo Relâmpago e Bola de Fogo, usam 8d6 em suas rolagens de dano, enquanto Truques usam de 1d8 a 1d12 de dano.

Qual o conceito das rolagens de dados em D&D?

O conceito é bem simples: se o Personagem está em um momento crucial ou desafiador, é hora de rolar um dado.

As diversas possibilidades do dado servem para definir o sucesso das ações do Personagem e trazem emoção e desafio ao jogo. Sem os dados, o RPG seria apenas teatro. Usando as rolagens, cada ação pode gerar complicações e se torna divertidamente imprevisível.

Quando são realizadas as rolagens e como fazer?

As rolagens são feitas de acordo com a ação dos Personagens e são definidas pelo Mestre.

Após o Mestre descrever o ambiente e a situação em que os Personagens se encontram, os Jogadores descrevem suas ações e o que querem fazer perante a isso.

A partir das intenções e ações dos Jogadores, o Mestre decide se é necessário uma rolagem de dados ou não.

Related Posts
1 of 15

Quando julgar necessário, o Mestre pede uma rolagem de dados, informando qual será esse teste.

O Jogador deve então fazer a sua rolagem e esperar a definição se obteve sucesso ou não.

Como saber se tem sucesso ou não nas rolagens de dados?

Se você fica ansioso nesse momento ou até mesmo confuso, relaxe. O sucesso nos dados vem com a pura sorte (ou combando muito).

Para ter sucesso na sua ação, o Jogador deve rolar um valor igual ou maior à CD que o Mestre colocou para esse Teste.

As CDs variam de acordo com a complexidade da sua ação e o quanto ela é desafiadora para o Personagem, se liga aí embaixo.

Classe de dificuldade típicas

As ações do jogo podem ser divididas em escalas, de acordo com sua complexidade.

Para definir a CD dos Testes, o Mestre leva em consideração aspectos do ambiente, o talento inato dos Personagens e a dificuldade de realizarem uma ação mais mirabolante.

Um teste pode ser Muito Fácil (CD 1 a 5), Fácil (CD 6 a 10), Moderado (CD 11 a 15), Dificil (CD 16 a 20), Muito Difícil (CD 21 a 25) ou Heróica, para CD 25+.

Equilibrar-se num convés pode ser uma tarefa Fácil, mas pode se tornar Moderada se o navio estiver balançando por ser atingido por muitas ondas. Se, além das ondas, estiver caindo uma tempestade pesada, a Tarefa pode se dificultar até para os mais experientes.

Como funciona o total da rolagem?

Quando você rola determinados testes, você pode receber bônus, seja da sua Proficiência, ou seja um bônus racial, de alguma habilidade de classe ou até mesmo uma magia.

Quando você tiver valores para aumentar sua rolagem de dados, basta consultar o valor do bônus na ficha, rolar o d20 e somar os valores.

Como funciona a vantagem e desvantagem nas rolagens?

De acordo com algumas situações, o Mestre pode conceder o sistema de Vantagem ou Desvantagem para aumentar ainda mais a complexidade das rolagens.

Em momentos favoráveis, onde haja alguma especialização ou facilitação para o Personagem, o Mestre concede Vantagem na rolagem.

Isso quer dizer que ao invés de rolar 1d20 para o teste, o Jogador rola 2d20 e escolhe o maior valor entre eles.

Utilizar equipamentos fora de suas adequações, como atacar com um arco além do alcance normal dele, ou algumas habilidades e magias vão gerar situações desfavoráveis e existe uma mecânica do jogo que dificulta o sucesso da ação.

Nesses momentos, é aplicada a Desvantagem, onde você deve rolar 2d20, porém usa o menor valor.

Agora que você já está proficiente nas rolagens de dados, chegou a hora de encarar os desafios do mundo do RPG.

Para facilitar a imersão e a jogabilidade, o Jogador deve descrever bem os detalhes da ação do Personagem, e o Mestre pode até mesmo dar bônus ou vantagens caso o Jogador tenha uma boa interpretação.

Lembre-se sempre de perguntar ao Mestre se o teste é necessário e qual a área do Teste.

Empunhe seus dados agora mesmo e prepare seus Acertos Críticos. Que Nimb o favoreça nas suas rolagens!

Show Comments (1)